terça-feira, 30 de outubro de 2012

Halloweeeeen *-*

31 de Outubro, Dia das Bruxas*-*

Não é uma data comemorativa no Brasil, mas eu gosto. As roupas, decoração de festas, especiais na tv, séries e filmes dedicados ao tema...é tudo mágico, um mundo totalmente diferente! Sem falar que tem um quê de filme do Tim Burton: sombrio, excêntrico. Um prato cheio pra quem gosta de terror, mistério e usar roupas e maquiagens fora do comum.

Os irlandeses, fugindo da fome que se alastrava em seu país, são os responsáveis por levar a data aos Estados Unidos em 1840. As histórias sobre a mesma estão recheadas de contradições; há lendas de todos os tipos. A própria origem da palavra Halloween tem diferentes explicações.

Lendas à parte, o halloween presente nos dias de hoje é algo que atrai crianças e adultos: afinal, os filmes e séries produzidos nos principais países em que a data está presente - EUA, Canadá, Irlanda e Reino Unido - fazem a propagação de sua cultura, querendo ou não. E, não é porque eu sou fã da maior saga de bruxos que já foi feita, nem porque gosto de filmes e seriados com temas sobrenaturais ou vampirescos, mas acho que a mistura cultural é algo inevitável com tamanha globalização.


Harry Potter: o bruxo mais famoso

Não que a cultura brasileira deva ser deixada de lado. Mas acrescentar elementos de fora ao país, é algo que ocorre desde o descobrimento. Então, que venha o halloween pra quem gosta de doces e travessuras!




Um Feliz Dia das Bruxas pra todos aqueles que gostam de viver num mundo parecido com o de Harry Potter *---*





sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Vestígios Eleitorais

 Em véspera de eleição, o que não falta nas cidades são pessoas querendo convencer outras pessoas a votar em certos candidatos. Panfletos, cavaletes, santinhos, tudo compõe o cenário poluído da cidade, desta vez não apenas devido a emissões de carros, substâncias oriundas das fábricas, e lixo descartado pela população de forma incorreta.

 Sendo assim, algo que já não é excelente no restante dos dias do ano, torna-se caótico. Muitos eleitores entrevistados pelo jornal Correio Popular, da Região Metropolitana de Campinas, se mostraram descontentes com os cavaletes, alegando, entre outros motivos, que estes atrapalham a visibilidade no trânsito e consistem numa densa poluição visual. Outros tantos não aguentam mais a poluição sonora eleitoral. Há também os que passam longe do horário eleitoral gratuito.

 E qual a necessidade de tantos 'santinhos'? Aparentemente são papeis picados cujo objetivo é entupir bueiros e complicar a vida de todo mundo. E deixar as ruas horríveis, é claro.

 As mil estratégias dos candidatos para chegar ao eleitor, e conquistar seu voto, podem, portanto, ter o efeito contrário. Grande parte da população já está farta de papéis, números e fotos aqui e ali, músicas no volume máximo em carros de som que passam a cada dois minutos. E isso nem precisa, necessariamente, ser expresso em dados estatísticos: apenas na conversa do dia a dia entre pessoas comuns podemos ver o grau de insatisfação.

 Além disso, a própria população financia as campanhas eleitorais que a irritam. Ou seja, assim que conhecemos os eleitos, concluímos que o povo paga duas vezes para...ter problemas, por assim dizer.

 Em "tempos verdes", onde se fala tanto sobre "sustentabilidade", a ação é mais importante do que um conjunto de palavras. Como se não bastassem promessas que muitas vezes não são cumpridas, ficarão agora os resíduos de todo um período onde consciência ambiental e respeito pela opinião social não são prioridades para muitos.

(Uma campanha na internet com essa mesma temática, ou seja, contra todos esses resíduos, foi feita e divulgada na internet, mais especificamente no site Uol. Vale a pena conferir os vídeos)

 A eleição passa, o lixo fica.

Reprodução/Uol: Campanha feita nas redes sociais contra lixo eleitoral
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...