quinta-feira, 8 de março de 2012

Um Mundo Mais Cor de Rosa

 Hoje é dia 09 de março. O Dia Internacional da Mulher já passou, mas, ainda é válido relembrar e analisar tantas mudanças que tem ocorrido ao longo dos anos, graças às primeiras manifestações que nossas representantes do sexo feminino fizeram.

 A maioria conhece a história: no dia 08 de março de 1857, tecelãs numa fábrica de New York, nos EUA, morreram queimadas, devido a uma greve onde reivindicavam melhores condições de trabalho e igualdade salarial. Mas, embora o fato tenha sido uma atrocidade óbvia, só em 1975 a data foi oficializada pela ONU, como o dia que conhecemos.

 De lá pra cá, muitas mudanças ocorreram...As mulheres progrediram nas áreas profissionais, conquistaram sua independência, e tomam suas próprias decisões. Foi-se o tempo em que não podiam ler, não podiam escrever, nem votar, pois tudo era considerado errado...Pois, segundo os antigos e machistas, ler daria 'asas enormes à imaginação' de uma menina, e ela então fugiria pra procurar namorados mundo afora. Escrever pra quê? Pra que a moça começasse a criar poemas ou palavras indevidas para os rapazes?Bobagem. Votar? Não, política não é para mulheres. Embora sejam pensamentos estúpidos e antiquados, ainda há quem pense assim.

 De qualquer forma, o avanço é claro: algumas mulheres escreveram, e ainda escrevem, clássicos, poesias, crônicas e romances contemporâneos citados em todas as redes sociais ou livros escolares. Uma mulher atualmente comanda um dos quatro países emergentes da famosa sigla BRIC (sim, a presidente do nosso Brasil Tropical!). Grandes professoras deram início à história de todos nós. Tudo isso, deve-se, aliás, à leitura. À escrita.

 E o que vem depois, as grandes profissionais, também existem devido a isso! Porque leram e escreveram, incessantemente, até passar por todas as estapas, se formarem, e virarem as médicas, mecânicas, engenheiras, biólogas e jornalistas que encontramos por aí. E também as professoras - para dar início ao novo ciclo.

 Entretanto, infelizmente, a valorização do trabalho feminino ainda não é a mesma que do masculino. Recentemente, aliás, o governo desistiu de sancionar o projeto que multaria empresas que pagam um salário menor à mulher que exerce a mesma função que o homem. Lastimável. Porém, isso ainda será discutido pelos senadores, então, só nos resta aguardar para ver o final disso, certo?

 Mesmo com tantos problemas, a brasileira está entre as mulheres mais felizes do mundo, segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Provavelmente isso é uma consequência de toda a evolução do 'girl power', já que agora a mesma mulher que trabalha fora o dia todo, ainda encontra tempo pra cuidar da casa e deixar o cabelo impecável.

 É certo que otimismo demais não é nada bom, e que, se conformar com algo que não chega a ser excelente não está lá muito certo. Mas, isso é assunto pra outra hora. Brasileiras são mesmo felizes...porque o que têm, embora não seja um país exemplar, é suficiente pra gerar esse sentimento de satisfação no peito. Não pelas decisões políticas ou pelos altos impostos que tem q pagar a cada look novo em que querem investir, mas sim porque há muito além disso. E esse além é mais importante.

 Até porque, se forem listados os problemas, e analisados em cada detalhe, todos os dias, incansavelmente, só haverá o pessimismo em excesso diariamente na vida daquelas que já tem tensão demais em suas vidas.

 Então, deixando os problemas de lado...Feliz Dia da Mulher pra todas..ainda que atrasado.
 E que nosso sorriso continue deixando esse mundo cada dia mais charmoso ;]




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...