segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

COP 18: Rumo à etapa final

 A 18ª Conferência das Partes (COP18) da Convenção-Quadro das Nações Unidas terminará no dia 7 de dezembro, e, no entanto, muitos impasses e dúvidas continuam.

 Sediada em Doha, no Catar, desde o dia 26 de novembro, a Conferência visa promover uma união entre os países para que haja uma redução na emissão dos gases qua agravam o efeito estufa. Com o vencimento do Protocolo de Kyoto no final deste ano, representantes de aproximadamente 200 países almejam estipular metas para atingir tal objetivo.

 Conforme combinado no tratado anterior, países emergentes, como a China e a Índia, por exemplo -grandes poluidores atualmente, aliás - não têm metas obrigatórias a cumprir. Tal fato incomoda os países mais ricos, como os Estados Unidos: embora não ocupem o 1º lugar na lista dos mais que mais poluem, ainda são os campeões no quesito quando se trata de poluição gerada por pessoa.

 Canadá, Japão e Rússia, que ratificaram o Protocolo de Kyoto, ao contrário dos EUA, já afirmaram, no entanto, que não concordam com as novas metas de redução.

 Espera-se que até 2015 a proposta resultante da COP 18 seja aprovada, e que até o ano de 2020, entre em vigor.

 Com tantos alertas para o aumento da temperatura no planeta, pode-se dizer que os países têm insistido em ignorar a comunidade científica, que, através de muitos estudos, tem demonstrado que as ações humanas estão intimamente ligadas às catástrofes e mudanças ambientais na Terra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...