Dezembro: mês em que oficialmente começam os preparativos para o natal, data tão esperada por muitos no mundo todo.
Começam a aparecer guirlandas em todas as portas, enfeites e mais enfeites, pisca-piscas e árvores-de-natal por toda parte. As casas ficam mais iluminadas que noite de lua cheia. Mas é lindo! De fato, considero como a época mais bonita do ano. Colorida, brilhante, emocionante, e...feliz.
Ainda que a data não coincida com o nascimento de Jesus, como afirmam, o motivo da comemoração ainda á válido. Afinal, mesmo festas comuns de aniversário podem vir depois do dia certo, e ainda assim, não perder a graça.
Entretanto, é frustrante ter um natal tropical. Principalmente para aqueles que vivem assistindo a filmes em que o natal é um amontoado de neve pelas ruas, onde todos vestem elegantes casacos e cachecóis vermelhos ou com motivos natalinos, e tomam vinho em frente a lareira.
Não temos isso. Não temos neve, nem usamos lareira em dezembro (e a situação continua assim no resto do ano, pelo menos na maior parte do país. Trágico.). Não podemos esperar renas, e se o Papai Noel passeasse pelas casas do Brasil, teria que abrir mão de sua roupa digna de país nórdico, e vestir uma camiseta com bermuda. Temos frutas em nossa ceia de natal, e não podemos viver a magia de fazer um boneco de neve. Nem anjos de neve. Oks, as frutas são ótimas pra saúde, e deixam a mesa colorida e 'abrasileirada'. Mas a ausência de neve é algo que vai incomodar muitos além da infância, tenho certeza.
Temos lugares lindos enfeitados para a data, admito. Ruas inteiras iluminadas, shoppings com decorações que fazem todos quererem parar para tirar fotos. A decoração, aliás, que contrasta com as crianças berrando na fila pra ver o Papai Noel, muitas vezes. O Papai Noel, bom velhinho - ou não? - que encontramos em todos os cantos. Mas só quando sua barba é verdadeira é que a coisa fica mais legal. E eu imagino que muitos pequenos também pensam assim (se forem curiosos e puxarem a barba do Mr. Christmas, claro. Há alguns que o fazem. Não é errado, afinal, nos ensinam que devemos ser nós mesmos, não é?).
Com erros e acertos, clima desértico ou não, o fato é que é quase Natal. E mesmo reclamando, a maioria de nós espera ansiosamente pelo dia 25. Muito se passou em 2012, e é no fim do ano que, querendo ou não, fazemos uma retrospectiva mental. Mas, é claro, na hora da ceia na véspera de natal, não devemos dar atenção a isso. Ainda mais porque no 25º dia de dezembro, vamos encontrar toda a família, tias que falam sem parar, primos correndo e brigando o tempo todo, gente cochichando aqui e ali. Então, nesse dia, muito mais vai se passar, garanto.
E, obviamente, alguém vai dizer, de novo: "Esse ano passou rápido né?"
Mas mesmo que você não concorde com isso, olha para as lindas guirlandas e festões de natal, e diz, sorrindo: "É verdade."
Viva o Natal! *-*
Nenhum comentário:
Postar um comentário