quarta-feira, 10 de abril de 2013

Infelizmente, só funciona quando se mexe no bolso...

 A iniciativa de aplicar multas a quem jogar lixo na rua na cidade do Rio de Janeiro é um avanço. No entanto, é lamentável que seja necessário tal medida, já que a educação das pessoas não deveria passar por uma medida corretiva, e sim preventiva.

 Provavelmente há quem vá criticar, afinal, ninguém gosta de enriquecer mais ainda quem já tem tanto. Porém, deve-se levar em conta que não poluir é uma obrigação de todo cidadão com o mínimo de educação. Então, se não quer pagar, não suje. Já que só pela consciência até agora não tem funcionado em lugar nenhum do país, que seja feita a punição tangível, onde mais incomoda.

 É triste saber que o óbvio não é cumprido em todo o país. O Brasil não deve esperar exemplos de fora para exercer o que é certo espontaneamente. Observar o que dá certo no exterior é uma boa estratégia, mas algo que só deveria ser feito quando se trata de inovações. Obrigações básicas do ser humano deveriam estar presentes durante toda a sua vida, não pelo medo do prejuízo e repreensões, mas sim porque é o certo.

 Em questões ambientais há muita reflexão sobre isso: Por que corrigir algo que poderia simplesmente ter sido evitado, de forma mais rápida, econômica e eficaz?

 Simples: alega-se sempre que o problema é algo que não se poderia prever, que não se poderia imaginar que seria de grandes proporções, entre outras coisas. Mentira. Se fosse assim, estudos sobre o clima, enchentes, aterros irregulares, lixo, não existiriam. O problema é que são desconsiderados, e apenas quando há a total catástrofe é que se pensa em corrigir a situação. Isso quando o projeto é, de fato, aplicado.

 Que mais essa ideia seja levada à prática (teorias num papel não mudam nada). Que uma maior colaboração da população surja, bem como um maior número de latas de lixo, para que se faça cumprir a lei na capital fluminense. E que o restante do país também faça o descarte correto do lixo, mesmo que não esteja sendo obrigado por lei  - quem dera isso mudasse, caso resolvesse o problema.

 Um país limpo não seria resultado apenas de uma preocupação com o meio ambiente, mas também um indício de que a sociedade não é mais burra a ponto de sujar sua própria casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...