quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia da Mulher: Uma conquista histórica

 No dia 8 de março é comemorado o Dia da Mulher. No entanto, muito ocorreu até que essa data especial fosse estipulada.

 Desde os primórdios a mulher vem sendo considerada um ser inferior. Sem direitos políticos, sem direito a intervir na sociedade como cidadã, vista como apenas meio de reprodução, a mulher é alvo de preconceitos desde que o mundo é mundo. Embora seja notável que houve progresso, há um longo caminho a percorrer até que a igualdade total seja atingida, e não apenas uma palavra a mais em discursos afora.

 Sem direito ao voto, sem direito ao aprendizado, a mulher teve como bagagem cultural apenas o conhecimento  doméstico. De uns anos pra cá isso tem mudado, mas é algo relativamente recente, visto que são séculos de tratamento extremamente diferenciado entre os gêneros.

 Ainda existem os machistas que se consideram seres superiores, porém, declarar isso abertamente traz uma reação diferente do que traria antigamente.

 Fato é que a mulher obteve muitas conquistas ao longo da história. O próprio Dia Internacional da Mulher é resultado do sofrimento de muitas representantes do universo feminino.

 No dia 08 de março de 1857, em uma fábrica de tecidos em New York - Estados Unidos, morreram carbonizadas aproximadamente 130 tecelãs em um incêndio provocado por seus superiores. O motivo?Reivindicavam melhores condições de trabalho.

 Somente em 1910, na Dinamarca, durante uma conferência, foi estabelecido o dia 8 de março, como o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às que morrerem no incêndio em 1857. Entretanto, só em 1975 a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio de decreto.

 Atualmente, a mulher encontra-se em ascensão: há mulheres em cargos importantíssimos, mulheres que conseguem ter uma dupla função - dentro e fora de casa -, mulheres que são excelentes cientistas, escritoras... Porém, ainda há diferença salarial entre os gêneros, ainda há preconceito para se admitir mulheres em certas áreas de trabalho, e há preconceito até no trânsito (Quem nunca ouviu alguém dizer que "tinha que ser mulher" pra dirigir tão devagar/rápido/mal - o adjetivo não importa, mas sempre existe a intenção de generalizar!). A única coisa reconfortante, é a esperança de que avancemos ainda mais. De preferência em poucos anos, não mais em séculos.

 Muitas conquistas vieram, muitas ainda virão. Assim espero.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...