quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água

Hoje, dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água.

Este dia foi criado em 22 de março de 1992 pela Organização das Nações Unidas, e, a cada ano, um tema é proposto para a discussão dos assuntos relacionados a esse bem tão indispensável. Nessa mesma data, a ONU divulgou também a Declaração Universal dos Direitos da Água, um documento importante onde constam sugestões e informações quanto ao uso da mesma, visando uma melhor consciência ecológica de todos. O tema do ano de 2012 é  "Segurança da Água e da Comida".

Não apenas uma riqueza 'em risco de extinção' no planeta, a água é necessária pra cada mínima ação do nosso dia a dia, e está presente na produção de quase tudo que possuímos. Embora o planeta seja coberto de água, é de conhecimento comum que apenas 3% da mesma seja doce. E apenas um terço desse total está acessível ao homem; o restante está nas geleiras, calotas polares e lençóis freáticos mundo profundos.

Resolver o problema da água não é mais só uma questão ambiental urgente, mas também uma questão política. É fato que sua escassez pode gerar grandes conflitos, e também há possibilidade até de uma terceira guerra mundial, visto sua importância para todos, de qualquer classe social, cultura ou país.

Grandes questões devem ser resolvidas a fim de que não haja grandes catástrofes no futuro. E isso está nas mãos dos políticos, organizações que os pressionem, e, não menos importante, a conscientização de cada um, independentemente de seus cargos e do quanto possuem em bens materiais, afinal, todos continuam com necessidades humanas, mesmo estando no poder, certo?

Entretanto, embora os grandes problemas devam ser resolvidos - e, preferencialmente, MUITO RÁPIDO - pelas autoridades, cada um pode fazer sua parte desde já. Com pequenas mudanças nos hábitos, a economia de água pode ser surpreendente, tal como a economia nos gastos, o que é um bônus nessa questão.

A natureza não é vilã, e tem, sim, capacidade de continuar aqui sem nós. Mas, não podemos dizer o contrário. E não só por uma questão de pura dependência, ajudar os outros seres vivos e preservar o que eles também precisam pra sobreviver, é uma questão de respeito a cada criatura que hábita a Terra ao nosso lado.

Não é difícil colaborar, basta ter força de vontade.

Feliz Dia Mundial da Água *-*





terça-feira, 20 de março de 2012

O novo Código "Desflorestal"

 Desde dezembro de 2011, as mudanças no Código Florestal têm sido como um fantasma rondando a política do país. As pressões dos ambientalistas sobre nossos representantes aumentam cada vez mais, devido ao novo texto conter uma certa dose de impunidade e descaso com nossas florestas.



O Brasil é um país de grande potencial, e pode refletir isso em leis mais rígidas, demonstrando que há justiça em todas as áreas. Trocar a preservação pela rica biodiversidade que há aqui, é, no mínimo, um ato inconsequente. Segundo o jornal Folha de São Paulo, até o secretário-executivo da Convenção da Diversidade Biológica da ONU diz que o Brasil deveria se inspirar no setor ambiental da Costa Rica, país que conseguiu triplicar seu PIB e ainda aumentar sua área de florestas.

Devido a problemas de discordância no governo, a aprovação do Novo Código pode ser comprometida. Embora não seja pelos motivos certos, ganhar tempo, e adiar - até conseguir absoluto sucesso: o veto da presidente - é necessário. Afinal, milhares de ambientalistas no país todo (e até no exterior) estão seriamente preocupados com o rumo das decisões ambientais brasileiras. Que importância tem isso? Ser mal visto na comunidade internacional às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que ocorrerá no Brasil, com certeza não será nada bom.

 A Rio+20, evento acima citado, ocorrerá em Junho desse ano. Devido a isso, o governo não tem mais interesse em votar o Código neste semestre (mais informações aqui). Mas, até que ponto salvar as florestas que restam no país é menos importante do que 'dar uma de bom moço' pra inglês ver?(Ou mesmo francês, Italiano...enfim, qualquer um dos 193 membros da ONU).

Se essa decisão é por uma questão política, todos ambientalistas, indignados, possivelmente preferirão então que a comunidade internacional interfira, mesmo que não oficialmente, nos assuntos quanto a Amazônia e cia. A soberania nacional deve existir, é claro; no entanto, se as autoridades brasileiras não dão ouvidos à grande parte da população, e insistem num caminho repleto de erros, sugestões de quem "dá" muito dinheiro ao país, serão bem vindas. Cabe ao poder público nacional a última palavra, mas uma série de argumentos a favor do que resta de áreas verdes, num dos únicos países não devastados completamente pela ganância - mas estamos quase lá - deve ser dita sem mais delongas. Mas, claro, que tudo seja feito com base na ciência das consequências, e não no dinheiro que virá pro bolso de cada um.

Se é necessário o progresso, que seja feito do modo certo, não favorecendo a impunidade, e gerando um retrocesso na legislação ambiental, mas, sim, criando oportunidades para quem quer colaborar com um futuro diferente, onde, tal como a proposta da ONU, haja um desenvolvimento sustentável; um país com uma biodiversidade preservada,  é um país visto com bons olhos, e consequentemente, ciente de que há alternativas para crescer, sem persistir em equívocos que não levarão a lugar algum, somente ao arrependimento e ao pensamento de que, um dia, tudo poderia ter sido diferente.

Novo Código Florestal ---> #VetaDilma


Bem vindo, outono!

 Ahh, o Outono! Estação que vem pra dar uma pausa nos dias extremamente quentes do verão. Ou não?

 A estação das "folhas ao vento" chegou oficialmente ao Brasil às 2:14hrs desta terça feira, dia 20 de março. Entretanto, o primeiro dia do outono, pelo menos no interior de São Paulo, foi quente. De qualquer forma, não devemos esperar por mudanças instantâneas de temperaturas, certo? Então, só nos resta aguardar um pouquinho para encontrar termômetros de rua marcando cerca de 15°C.*-*

 Mais que um alívio, o outono traz também uma nova perspectiva na moda. Novos hábitos, e novas ideias que perdurarão até o inverno - outra estação de-li-ci-o-sa!

 Chocolate quente, pipoca, capuccino, assistir tv, ir ao cinema, usar cachecol, botas, cardigãs, trench coats, toucas, luvas...São tantas possibilidades com a chegada do frio! Porém, o que vestir ou o que fazer, dependem ainda se o frio é só algo 'fresquinho' ou algo 'de congelar'. O Brasil é um país tropical, é fato, mas, em dias de mais sorte, podemos ver aquele vaporzinho saindo da boca pela manhã, ou dar de cara com 10°C no termômetro à noite.

 Não devemos esquecer, aliás, a mais bela de todas as artes: a Natureza, que se revela absurdamente encantadora em cada detalhe nessa época de transição.


 Então, vamos dar as Boas Vindas a uma estação tão charmosa, em que depositamos ainda a esperança de uma situação mais amena para todo o país - especialmente norte e nordeste do país, que, ou sofre com chuva, ou sofre com seca.

 E, aproveitemos ao máximo cada dia desses 3 meses, que com certeza, passarão mais rápido do que podemos imaginar.

 Welcome Fall *-*






sexta-feira, 9 de março de 2012

Sem diversificação de combustível, um futuro previsível

 Nos últimos dias, muito se tem visto na tv sobre a crise do combustível na cidade de São Paulo. Um cargo simples, na visão da maioria, sem ninguém para exercê-lo, fez a grande diferença na grande metrópole brasileira. E tudo começou com a proibição da circulação de caminhões num horário específico no município, a fim de que houvesse um trânsito mais 'tranquilo' (ou algo quase próximo disso) nas ruas. Resultado: Caminhoneiros revoltados, falta de combustível, preços lá em cima -para o que restou da gasolina nos postos- e transporte público lotado.

 As boas intenções do governo em aliviar a grande marginal Tietê e proporcionar às pessoas um tempo a mais para investir na qualidade de vida, não saíram como planejado, é claro. Mas, fato é que, toda história tem dois lados. Entretanto, é mais sensato não tomar partido algum, e prender-se apenas aos fatos.

 Não tendo gasolina para abastecer os carros, a solução para a população foi utilizar os metrôs, ônibus, táxis...E, cá entre nós, o transporte público não dá conta nem dos que o utilizam todos os dias, imagine, então, adquirir novos frequentadores? Como ambientalista, devo dizer: todos deviam usar sim o transporte público no dia a dia, salvo aqueles que têm mesmo a necessidade de trabalhar com o carro. De qualquer forma, se assim fosse, o sufoco no dia a dia do paulistano seria, ao menos, diminuído -pois, claro, há teimosos por aí, e muitos. Porém, para que todos utilizem o tal transporte, é necessário QUALIDADE. E alta. Afinal, a solução não é óbvia para um país que tem a economia em crescimento e vai sediar futuros eventos esportivos internacionais? Aliás, devo acrescentar, se não há transporte suficiente nem para os pobres brasileiros na maior cidade do país, imagine para os estrangeiros...

 Outra questão quanto a esse assunto é o desrespeito ao consumidor. Ele, nada tem a ver com a falta de combustível, mas, sem opção, acaba tendo que pagar um preço abusivo pelo combustível, que os donos dos postos estipularam. Isso quando ainda há gasolina no local, claro.

 E quanto ao problema com os caminhoneiros? Bem, por uma decisão da justiça (e uma ameaça aos Sindicatos envolvendo multas), os trabalhadores voltaram às atividades.

 Segundo o jornal Folha de São Paulo, a restrição a caminhões, apesar de toda essa confusão, melhorou o trânsito já na primeira semana.

 Com tudo isso que ocorreu, dá pra se ter uma ideia do que será quando a gasolina acabar. Mas será que é mesmo necessário tanto 'barulho' por esse motivo? Afinal, com tantas possibilidades de combustíveis disponíveis num país como o nosso, por que se prender a uma só?Ou duas, que seja.

 Não é tarde demais, mas é óbvio que é extremamente necessário o Brasil continuar investindo em pesquisas, e por em prática o uso da biomassa como combustível! Porém, vale ressaltar, pelos meios certos, e não usando isso como desculpa pra desmatar o pouco que ainda temos de matas por aqui. Tampouco para alegar que a fome aqui vai aumentar devido à produção de milho, cana...a fim de que sejam a matéria prima do que vai mover os carrinhos por aí. E se, esses dois fatores ainda forem empecilhos para não investir em algo diferente, que fique claro: é possível gerar biocombustível até a partir do lixo. Enfim, não há desculpa, e é necessário reconhecer que isso sim pode ser a solução.

 Inovar é necessário. Não depois. Agora.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Um Mundo Mais Cor de Rosa

 Hoje é dia 09 de março. O Dia Internacional da Mulher já passou, mas, ainda é válido relembrar e analisar tantas mudanças que tem ocorrido ao longo dos anos, graças às primeiras manifestações que nossas representantes do sexo feminino fizeram.

 A maioria conhece a história: no dia 08 de março de 1857, tecelãs numa fábrica de New York, nos EUA, morreram queimadas, devido a uma greve onde reivindicavam melhores condições de trabalho e igualdade salarial. Mas, embora o fato tenha sido uma atrocidade óbvia, só em 1975 a data foi oficializada pela ONU, como o dia que conhecemos.

 De lá pra cá, muitas mudanças ocorreram...As mulheres progrediram nas áreas profissionais, conquistaram sua independência, e tomam suas próprias decisões. Foi-se o tempo em que não podiam ler, não podiam escrever, nem votar, pois tudo era considerado errado...Pois, segundo os antigos e machistas, ler daria 'asas enormes à imaginação' de uma menina, e ela então fugiria pra procurar namorados mundo afora. Escrever pra quê? Pra que a moça começasse a criar poemas ou palavras indevidas para os rapazes?Bobagem. Votar? Não, política não é para mulheres. Embora sejam pensamentos estúpidos e antiquados, ainda há quem pense assim.

 De qualquer forma, o avanço é claro: algumas mulheres escreveram, e ainda escrevem, clássicos, poesias, crônicas e romances contemporâneos citados em todas as redes sociais ou livros escolares. Uma mulher atualmente comanda um dos quatro países emergentes da famosa sigla BRIC (sim, a presidente do nosso Brasil Tropical!). Grandes professoras deram início à história de todos nós. Tudo isso, deve-se, aliás, à leitura. À escrita.

 E o que vem depois, as grandes profissionais, também existem devido a isso! Porque leram e escreveram, incessantemente, até passar por todas as estapas, se formarem, e virarem as médicas, mecânicas, engenheiras, biólogas e jornalistas que encontramos por aí. E também as professoras - para dar início ao novo ciclo.

 Entretanto, infelizmente, a valorização do trabalho feminino ainda não é a mesma que do masculino. Recentemente, aliás, o governo desistiu de sancionar o projeto que multaria empresas que pagam um salário menor à mulher que exerce a mesma função que o homem. Lastimável. Porém, isso ainda será discutido pelos senadores, então, só nos resta aguardar para ver o final disso, certo?

 Mesmo com tantos problemas, a brasileira está entre as mulheres mais felizes do mundo, segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. Provavelmente isso é uma consequência de toda a evolução do 'girl power', já que agora a mesma mulher que trabalha fora o dia todo, ainda encontra tempo pra cuidar da casa e deixar o cabelo impecável.

 É certo que otimismo demais não é nada bom, e que, se conformar com algo que não chega a ser excelente não está lá muito certo. Mas, isso é assunto pra outra hora. Brasileiras são mesmo felizes...porque o que têm, embora não seja um país exemplar, é suficiente pra gerar esse sentimento de satisfação no peito. Não pelas decisões políticas ou pelos altos impostos que tem q pagar a cada look novo em que querem investir, mas sim porque há muito além disso. E esse além é mais importante.

 Até porque, se forem listados os problemas, e analisados em cada detalhe, todos os dias, incansavelmente, só haverá o pessimismo em excesso diariamente na vida daquelas que já tem tensão demais em suas vidas.

 Então, deixando os problemas de lado...Feliz Dia da Mulher pra todas..ainda que atrasado.
 E que nosso sorriso continue deixando esse mundo cada dia mais charmoso ;]




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...