Na edição dessa quinta feira, 14, foi transmitida no Jornal Hoje uma reportagem muito interessante sobre as espécies ameaçadas de extinção. De fato, não é um problema recente, mas, tem crescido cada vez mais, e, certas vezes, por motivos inúteis, e não com o objetivo de alimentar os que precisam.
Extinções provocadas por motivos naturais, bem como é dito na reportagem, já ocorreram. No entanto, não é natural isso acontecer devido a ação humana, e em tão pouco tempo. Se antes os vilões eram os asteroides e erupções vulcânicas, desde a Revolução Industrial isso mudou. Agora, o maior inimigo da natureza é o homem, que, infelizmente, esquece que também faz parte dela.
A cultura é uma parte importante na sociedade, no entanto, usá-la como desculpa para provocar a dor e morte dos animais é inaceitável. A partir do momento em que um ser vivo morre para sustentar uma superstição ou um capricho humano, deve-se tomar medidas drásticas para que essa tragédia não aumente, num 'efeito dominó' irreversível. Punições severas seriam um bom começo.
Mesmo as mudanças climáticas são resultado da cultura. O modo de vida atual, com seus exageros, também trouxe certas consequências, e o desaparecimento de muitos animais.
Embora cada país defina o que é certo e errado, de acordo com seus costumes, ações de um poder maior, global, deveriam existir. A pesca predatória, o uso de peles, a forma como certos alimentos, em sua maioria, são feitos (como a crueldade existente por trás do caríssimo foie gras - um patê francês produzido a partir do fígado doente de gansos e patos), o uso de partes do animal para fazer chás e sopas com propriedades miraculosas...Todas essas, e outras mais, são ações inadmissíveis. Afinal, uma vida inocente vale mais que uma tradição e uma demonstração de vaidade.
E mais: uma espécie não é algo a que se possa impor um preço. E, com certeza, é muito mais incrível ver os animais em seu habitat natural, do que empalhados em um museu.
Logo da campanha contra a caça de rinocerontes (Foto publicada no site do SBT). Os chifres dos rinocerontes são retirados para a produção de poções afrodisíacas na China.
Pandas também estão ameaçados de extinção devido a destruição de seu habitat natural
A natureza pede socorro. Cabe ao homem saber ouvir ;]