Muita gente pensa que meio ambiente é só aquela florestinha intocada (aliás,será que isso ainda existe?) lá do outro lado do país. E que, assim, as consequências do que for feito lá, nunca chegarão aqui na vidinha pacata urbana. Mas essas duas palavrinhas mágicas vão muito além disso. É tudo que cerca a todos.
Assim, qualquer interferência, desde um objeto que não é descartado corretamente até o desmatamento de centenas de hectares da floresta, resulta em consequências desastrosas para todos, como temos visto com os desastres naturais recentes, e as incrivelmente altas temperaturas do verão - que, como se não fossem altas o bastante, têm a colaboração do aquecimento global.
Logo, não pense que apenas "os grandes" são culpados pelo terrível desequilíbrio ambiental atual. Todos são responsáveis, pois cada ser vivo faz parte da natureza, e, portanto, tem a função de colaborar para que um meio melhor exista.
É bom lembrar, inclusive, que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Ou seja, os menos favorecidos são os mais sujeitos às consequências da degradação. Então, cada mínima ação que você realizada a favor do meio ambiente, ameniza os problemas para todos.
Dificilmente os impactos já criados através de toda a história desaparecerão como mágica. Mas, mitigá-los, através de leis rigorosas e ações conscientes das pessoas, já faz uma enorme diferença.
A natureza não depende de nós.Nós é que dependemos dela; portanto, se ser ambientalmente correto não é estímulo suficiente, espero que isso, essa forma egoísta de pensar, seja.
É preciso fazer a diferença AGORA.
Grandes mudanças surgem de pequenos gestos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário