Em primeiro lugar, o lixo a que me refiro são as sucatas da festa mesmo, e não uma forma pejorativa de caracterizar a comemoração. Então, você que gosta da folia, não precisa me xingar.
Agora que acabou a festança, alguém aí se perguntou pra onde vai todo o lixo proveniente dela?
É um fato: há muito desperdício no Carnaval. Papel, plástico, metal e até penas - daquelas fantasias 'gloriosas' que se vê na tv...o que é um absurdo, já que tudo é mais bonito nas aves - pra todo lado. Depois do 'espetáculo', que distrai tanta gente por dias, fazendo-os esquecer o resto dos problemas no país, vem aquele amontoado de tranqueiras...Parte disso é deixado na rua mesmo, espalhado, tal como os copos e restos da diversão das pessoas, como guardanapos, serpentinas, confete...
Ou seja, há o desperdício por parte da população, e por parte das escolas de samba. Carros alegóricos e milhares de latas de cerveja estão lado a lado, entupindo bueiros e prejudicando toda a vida aquática quando chegam aos rios, por exemplo.
Além da consciência das pessoas, obviamente uma ação do governo também é necessária. Afinal, deve haver latas de lixo suficientes para toda a bagunça, certo? Ou será que pensar nisso é irrelevante em meio a tanta alegria? A curto prazo pode parecer inútil levar isso a sério, mas para evitar uma profunda tristeza futuramente, essa pequena ação já faria alguma diferença.
As escolas de samba também devem ter suas responsabilidades. Porque, o dinheiro gasto para, pelo menos, reciclar boa parte do que tem ali, não faria nem cócegas...E, como bônus, isso resultaria numa boa jogada de marketing também. Afinal, para o bem e para o mal, para alguns...reciclar é cool. E embora seja o último recurso dos 3 R's, já ajuda e muito a 'desentupir' os aterros sanitários, que estão prestes a acabar.
De qualquer forma, numa época onde velhos conceitos foram deixados de lado, porque a tecnologia avança e novas ideias são mais importantes, vale lembrar:
É preciso REDUZIR, para a produção diminuir
É preciso REUTILIZAR, para o desperdício não se espalhar
É preciso RECICLAR, para que no lixo a gente não vá parar
XD
Brincadeiras à parte, é basicamente isso. Tudo é uma questão de consciência e união de todos por um bem comum: Viver da melhor forma possível, e deixar, assim, que todos os outros seres vivam também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário